Sunday, May 28, 2006

 

Destruindo o estereótipo do Futebolista...

A sociedade tem a ideia que os futebolistas são pessoas com pouca inteligência, que apenas sabem dar pontapés na bola.

No entanto está perspectiva depende de como se define o conceito de inteligência. Muitas vezes as pessoas associam a inteligência a pessoas que possuem muito conhecimento, o qual não está totalmente errado.

Em primeiro lugar conhecimento não é sinónimo de inteligência, no entanto este é um dos factores que propicia o desenvolvimento desta. Podendo existir, mas em casos extremos, pessoas possuidoras de muito conhecimento, no entanto, não muito inteligentes.

Em segundo lugar, ao falarmos de inteligência, temos que a qual delas nos referirmos, já que segundo Gardner, existem múltiplas inteligências, identificou sete inteligências distintas ou sete dimensões desta (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica-corporal, interpessoal e intrapessoal), actualmente já são cerca de nove (mais a espiritual e naturalista) assim cada pessoa tem um pouco de cada uma destas, mas em proporções diferentes.

No caso do especifico futebolista, poderá ter muito elevada a inteligência cinestésica-corporal, que segundo Gardner, é responsável por a habilidade para resolver problemas ou dar origem a produtos usando o corpo, responsável por a coordenação fina e grossa nos desportos, ou na dança, responsável tanto pelo controle de movimentos, como pela manipulação de objectos com destreza, como no caso especifico do futebolista, a bola, isto em termos individuais. No entanto, em termos colectivos, de jogar em equipa, podemos de falar da inteligência espacial, segundo Gardner, esta reflecte-se na capacidade de perceber o mundo visual e espacial com grande precisão, verificando-se nos futebolistas, em visão de jogo, tendo este que percepcionar distancia entre ele e os companheiros, entre os companheiros e os adversários, entre ele e os adversários, de modo a desmarcar-se, passar a bola correctamente. No entanto, relativamente ás outras inteligências, como não são necessárias directamente na sua actividade, não são desenvolvidas, e desta forma, são menos dotados das restantes inteligências, visto que estas são negligenciadas.

Desta forma os futebolistas, poderão ser pessoas com poucos conhecimentos, no entanto, não são pessoas carenciadas de inteligência, mas sim que têm uma proporção das suas inteligências, muito própria, negligenciando as mais valorizadas na sociedade.

Aliás mais uma coisa....VIVA O FCPORTO

Comments:
viva!*
 
Qualquer estereotipo tem uma imagem associada.. o futebolista nao é excepção...
Quando pensamos em futebol surgem-nos nomes como Cristiano Ronaldo, David Beckam, entre tantos outros..
Que é que estes senhores partilham para além do saber dar pontapés numa bola e correr que nem uns loucos?
pois.. lá está! dinheiro, joias e roupas caras!!
ora vamos lá desmistificar este estereotipo..
quem é que gosta de dinheiro?
quem é que gosta de joias?
quem é que gosta de roupas caras?
lá está, mulheres!!
afinal de contas concluimos que afinal o estereotipo do futebolista nao é nada mais nada menos do que o travesti dos tempos modernos...
sao homens que querem ser como as mulheres, mas usam o futebol pa disfarçar...
tomem lá que já foram desmascarados!!
 
Sporting
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Site Counter
University of Phoenix