Sunday, August 13, 2006

 

Coluna Vertebral (Evolução humana ou Evolução colchão/cama)



Na evolução humana observa-se uma gradual perpendicularidade da coluna vertebral em relação ao solo. Inicialmente os nossos antepassados eram quadrúpedes e gradualmente se transformaram em bípedes. Ao mesmo tempo que os nossos antepassados ficavam mais erectos e altos, a coluna vertebral tornou-se mais direita e perpendicular ao solo. A evolução afirma que a altura proporcionava a vantagem de um campo visual maior sobre as presas e os predadores. Por outro lado esse “ endireitamento” da coluna vertebral pode não se dever a factores como as especificidades da evolução humana.
Observando cronologicamente o desenvolvimento do colchão/cama verificamos uma analogia bastante visível.
- Inicialmente os hominídeos dormiam no chão (como qualquer outro animal)
- Progressivamente na pré-história os hominídeos deitavam-se em leitos de folhas secas, peles ou qualquer outro material os privasse do chão
- Apenas no ano 500ac foram encontrados os primeiros tapetes com a finalidade de proporcionar descanso na China e Pérsia (antecedentes aos colchões)
- Sec. XVI – Colchão de ar
- Sec. XVII – Colchão de Molas
- Em1970- Molas mais sofisticadas,
- Depois de 1970- surgimento de colchões de látex, Bultex, Airvex, Eliocel, Viscoelástica, Sylex, etc
-Podemos deduzir que a postura vertical da nossa coluna vertebral não se deve á evolução humana, mas sim da “evolução” dos colchões/camas onde nos deitamos. Este facto remete-nos inevitavelmente para uma questão: e se deitamos um animal quadrúpede, como um burro ou um porco, num colchão de látex, ele ficaria bípede?
Infelizmente não tenho evidências suficientes para responder a essa questão, deixo assim uma proposta de um projecto futuro para a comunidade científica!
Estaremos perto de ver um porco a andar de bicicleta? Ou um burro passeando nas ruas…de mão dada…com a esposa... Com o gradualmente ficariam mais inteligentes…liam o jornal…teriam uma profissão…iam ao parlamento…seriam ministros…se bem que………é tudo pura especulação!

Comments:
descendentes de macacos no parlamento português? nao me parece uma má analíse da coisa!!
este teu post suscita-me uma questão "Será que quando as pessoas vao á praia e se estendem nas toalhas,no chão, estao a regredir no vector evolutivo?" :D
 
Essa questão é muito pertinente, contudo ainda não elaborei um estudo nesse âmbito. Mas pelos factos contactados, ainda não falando em regressão, no entanto podemos verificar, no mínimo uma alteração no vector evolutivo. Existem evidências empíricas que corroboram essa devida alteração, basta observar o espécime algarvio, que passa o seu maior tempo na praia: Zézé Camarinha,não partilhando caracteristicas com a restante população, e por consequencia não possui cacterísticas para que o possamos caracterizar como Homo Sapien Sapien. Contra factos não há argumentos!
 
LOL mas assim tinhas que pôr em estudo outra variavel: a fluencia verbal...
Dado o exemplo do Zézé Camarinha, tinhas que partir do pressuposto que dormir num local desconfortavel como uma praia contribui seriamente para a deturpação completa da lingua inglesa, como se pode comprovar pelo exemplo "I can speak by the cotovels" :D
 
Gosto muito de ouvir a vossa conversa mas deixem-me penetrar e dizer que Sua Execelência ZeZe Camarinha afirma dormir nos mais requintados colchões com as mais requintadas estrangeiras... Parece-me que aqui temos o exemplo de uma proporcionalidade inversa: quanto mais confortável for o colchão e mais rica for a dona, mais estúpido e ignorante será quem se deita nele. Concordam?
 
eh tipo isso ..
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Site Counter
University of Phoenix