Friday, April 28, 2006

 

Conflitos na adolescência...biologico vs cultural...

Margaret Mead VS Ericsson ?? Antropologia VS Psicologia???


Sempre tivemos a ideia de que a adolescência sendo uma época de mudanças, tinha a consequência de se seguir vários conflitos, sendo denominada como muitas vezes a época mais conturbada no ciclo de vida do ser humano. Já afirma Ericsson no seu modelo psicológico, onde descreve o ciclo de vida, como um conjunto de varias etapas e a cada de estas etapas está relacionado um determinado conflito, muitos outros autores em psicologia caracterizam a adolescência como um período de mudança brusca e por consequência, em alguns casos depressivo. Este facto parece tão intrínseco, leva-nos para uma origem biológica deste conflito, na qual leva-nos a julgar que é inevitável, a todos os seres humanos. Contudo nos estudos da antropóloga Margaret Mead em Samoa, e posteriormente no seu livro Coming of Age in Samoa de 1928, esta afirma que os conflitos da adolescência devem-se única e exclusivamente a uma origem socio/cultural, observando directamente que os adolescentes em Samoa, não possuíam essa face depressiva que caracterizava a adolescência na cultura ocidental.
Os estudos da antropóloga Margaret Mead vêm opor aos modelos psicológicos de Ericsson e outros muitos autores, que apontavam para a biologia como responsável da época depressiva que caracteriza a adolescência. Temos de ter em conta que provavelmente os trabalhos de Ericsson apenas tiveram como base população da sociedade ocidental, ficando um tanto ao quanto limitado.

Comments:
Por tudo aquilo que já li sobre o assunto e pela experiência profissional que tenho, devo dizer que essa passagem depressiva tem tanto a ver com o biológico como com o social... Mas tal como Mead, também eu concordo que o social tem uma importância primordial. Repara, os adolescentes de há 40 anos atrás, nunca foram adolescentes, começavam logo a trabalhar, sem ter tempo para ter crises depressivas... Actualmente, reparas em adolescentes com 30 anos ou mais, adolescência muito mais social que biológica.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Site Counter
University of Phoenix